Livro de contos excelentes, do autor japonês que é mais cotado para o Nobel que o Di Caprio para o Oscar. Nem todas as tramas têm a mesma qualidade, mas, no geral, são todas muito envolventes. Ainda que mais de uma história tenha final aberto (o que pode deixar o leitor meio "perdido", a princípio), todas as tramas são tão bem amarradas que é difícil se decepcionar com a leitura.
Drive my car - conto sobre um ator de teatro que precisa de um motorista particular. Ao contratar uma mulher para o cargo, se vê diante de uma confidente e potencial amiga. Ainda que pouca coisa aconteça de fato na trama (a la Tchekhov), nós, como leitores, também nos tornamos aqueles dispostos a ouvir os segredos do protagonista.
Yesterday - o amigo do narrador lhe faz um pedido especial: que saia com a sua namorada para que, assim, possa saber com quem ela o trai. O desfecho da história só vai ocorrer muitos anos depois, com os personagens ainda tentando entender o que aconteceu com eles no passado.
Órgão independente - médico se apaixona pela primeira vez e, após uma traição surpreendente, definha aos poucos. O conto é narrado por um amigo do personagem, que procura entender como ele chegou a um final tão trágico.
Sherazade - o pano de fundo da história é o mais misterioso: não sabemos de onde os personagens vieram e por que precisam se submeter à situação em que se encontram. Nesse contexto de suspense, pouco sabemos sobre as reais intenções da amante do narrador, sua Sherazade sempre cheia de histórias e enigmas.
Kino - conto em que o clima de suspense vai se adensando ao final, no qual o protagonista (Kino, homem divorciado e dono de bar) se vê perseguido por pessoas que não conhece e sem saber o motivo. O leitor tem pistas ao longo da história para resolver o mistério, mas nenhuma certeza.
Samsa apaixonado - a história de quando um inseto se viu metamorfoseado em Gregor Samsa e se apaixonou.
Homens sem mulheres - narrador recebe a notícia de que uma ex-namorada se suicidou, assim como ocorreu com várias das mulheres com as quais já saiu. O conto é uma tentativa de entender o que aconteceu com essa namorada em particular, relembrando a história que tiveram juntos.
Drive my car - conto sobre um ator de teatro que precisa de um motorista particular. Ao contratar uma mulher para o cargo, se vê diante de uma confidente e potencial amiga. Ainda que pouca coisa aconteça de fato na trama (a la Tchekhov), nós, como leitores, também nos tornamos aqueles dispostos a ouvir os segredos do protagonista.
Yesterday - o amigo do narrador lhe faz um pedido especial: que saia com a sua namorada para que, assim, possa saber com quem ela o trai. O desfecho da história só vai ocorrer muitos anos depois, com os personagens ainda tentando entender o que aconteceu com eles no passado.
Órgão independente - médico se apaixona pela primeira vez e, após uma traição surpreendente, definha aos poucos. O conto é narrado por um amigo do personagem, que procura entender como ele chegou a um final tão trágico.
Sherazade - o pano de fundo da história é o mais misterioso: não sabemos de onde os personagens vieram e por que precisam se submeter à situação em que se encontram. Nesse contexto de suspense, pouco sabemos sobre as reais intenções da amante do narrador, sua Sherazade sempre cheia de histórias e enigmas.
Kino - conto em que o clima de suspense vai se adensando ao final, no qual o protagonista (Kino, homem divorciado e dono de bar) se vê perseguido por pessoas que não conhece e sem saber o motivo. O leitor tem pistas ao longo da história para resolver o mistério, mas nenhuma certeza.
Samsa apaixonado - a história de quando um inseto se viu metamorfoseado em Gregor Samsa e se apaixonou.
Homens sem mulheres - narrador recebe a notícia de que uma ex-namorada se suicidou, assim como ocorreu com várias das mulheres com as quais já saiu. O conto é uma tentativa de entender o que aconteceu com essa namorada em particular, relembrando a história que tiveram juntos.
Comentários
Postar um comentário