"Os 3 idiotas" conta a aventura de 2 amigos que saem em busca de Rancho, um ex-colega de escola. Durante o enredo, a história de amizade dos 3 idiotas é reconstruída através de flasbacks, e aos poucos vamos entendendo o motivo da procura de Rancho, personagem incrivelmente cativante. Difícil rotular este filme como comédia ou qualquer outro gênero.
Assim como a vida, os filmes dirigidos por Aamir Khan são multifacetados: passamos do riso ao choro durante uma mesma cena. Na mistura de gêneros em uma mesma obra, contamos também com a participação de pequenos clipes musicais, que são bem construídos e intrinsecamente relacionados não só ao enredo principal como à própria cultura indiana.
Colorido, agradável, triste, profundo, leve, divertido, emocionante - todos esses adjetivos se aplicam à obra, que consegue agradar mantendo suas características próprias. O cinema de Bollywood surpreende pela sua qualidade e por sua resistência a ser apenas uma cópia oriental do cinema norte-americano. Marcado pela tradição e pela cultura da Índia, o filme consegue ser uma lição universal sem ter de se deslocar do seu local de origem. Uma obra com potencial para nos divertir, entreter e ensinar - as considerações sobre o sistema de ensino e sobre a alta taxa de suicídio entre jovens são muito bem desenvolvidas e articuladas à história principal. Um filme diferente... e, por isso mesmo, com possibilidade de agradar a gregos e troianos.
Nota de rodapé: desta última vez, duas cenas me incomodaram no filme. A primeira é uma brincadeira com estupro em uma sala repleta de homens. A segunda é fazer graça com doença e paralisia.
Comentários
Postar um comentário