A edição da Moderna, apesar da capa bastante feia, pouco atrativa (vide abaixo), se destaca sim pelo conteúdo. A obra reúne os melhores contos machadianos: além de A Cartomante, temos os clássicos A causa secreta, Pai contra Mãe, Missa do Galo...
Reler Machado é sempre gratificante. Um pecado é lê-lo como obrigação escolar aos 14, 15 anos, quando ainda não temos maturidade para entender seu cinismo, agudeza de opiniões, ironias afiadas. Ler sua obra conforme os anos passam é uma oportunidade de começar a entender a sua visão de mundo, a construção dos personagens, as entrelinhas dos diálogos e, inclusive, o significado dos silêncios.
Na obra do autor carioca, nada passa despercebido: até o personagem que se cala tem muito a dizer. O personagem que muito diz, por sua vez, precisa ser analisado pelas entrelinhas do seu discurso. As aparências são postas à prova a cada linha dos contos. Para quem, apesar do trauma escolar, pretende dar uma nova chance ao bruxo do Cosme Velho, nada melhor para começar que uma boa reunião de contos como esta.
Reler Machado é sempre gratificante. Um pecado é lê-lo como obrigação escolar aos 14, 15 anos, quando ainda não temos maturidade para entender seu cinismo, agudeza de opiniões, ironias afiadas. Ler sua obra conforme os anos passam é uma oportunidade de começar a entender a sua visão de mundo, a construção dos personagens, as entrelinhas dos diálogos e, inclusive, o significado dos silêncios.
Na obra do autor carioca, nada passa despercebido: até o personagem que se cala tem muito a dizer. O personagem que muito diz, por sua vez, precisa ser analisado pelas entrelinhas do seu discurso. As aparências são postas à prova a cada linha dos contos. Para quem, apesar do trauma escolar, pretende dar uma nova chance ao bruxo do Cosme Velho, nada melhor para começar que uma boa reunião de contos como esta.
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