Primeira mulher a conseguir espaço no panteão de poetas nacionais, Cecília Meireles ainda é uma escritora pouco conhecida e muito rotulada. Apesar do tom onírico e quase simbolista de seus versos, uma leitura atenta é o suficiente para nos desvincular da ideia de poetisa meramente delicada e elegante, tão corrente na crítica literária despreparada.
A preocupação com a rima resulta em uma construção poética apurada. Ademais, já o livro de estreia aborda temas bastante soturnos, como a morte, a desistência dos sonhos e os amores infelizes. Somados todos esses fatores, é preciso avaliar a figura biográfica de Cecília como a de uma mulher extremamente engajada e dona de uma voz poética intensa e forte.
Plena em construções líricas apuradas, a obra inicial de Meireles, se peca em algo, talvez seja em uma repetição leve de alguns temas e formas. No entanto, considerados no contexto, podemos ver esses poemas mais simples como sketches do que há de melhor em sua produção.
A preocupação com a rima resulta em uma construção poética apurada. Ademais, já o livro de estreia aborda temas bastante soturnos, como a morte, a desistência dos sonhos e os amores infelizes. Somados todos esses fatores, é preciso avaliar a figura biográfica de Cecília como a de uma mulher extremamente engajada e dona de uma voz poética intensa e forte.
Plena em construções líricas apuradas, a obra inicial de Meireles, se peca em algo, talvez seja em uma repetição leve de alguns temas e formas. No entanto, considerados no contexto, podemos ver esses poemas mais simples como sketches do que há de melhor em sua produção.
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