Pular para o conteúdo principal

Prosas escolhidas e Poema sem herói (Anna Akhmátova)

Durante muito tempo, a literatura russa só chegava ao Brasil por meio de traduções indiretas, muitas vezes mal-cuidadas, quando não profundamente alteradas pela ideologia vigente de então - segundo a qual o trabalho de quem traduz é também o de deixar marcas no texto, editando, acrescentando e fazendo cortes sem ter a preocupação de informar o leitor dessas alterações no original.

Desde que as traduções diretas do russo começaram a pipocar na língua portuguesa, é motivo de comemoração cada novo autor e obra que são trazidos, sem escalas, das terras frias da mãe Rússia. Contudo, nem sempre isso é atestado de qualidade - como, infelizmente, o atesta esse livro de Anna Akhmátova, poeta tão pouco conhecida por nós.

Ainda que seja uma edição farta de notas de rodapé, elas não são suficientes para guiar o leitor brasileiro na escrita de uma autora considerada, até por seus conterrâneos, por vezes hermética. Talvez houvesse sido uma solução mais acertada trabalhar com um número menor de textos nesta antologia, e garantir bons prefácios, posfácios, e demais recursos que pudessem aproximar o leigo da prosa e poesia de uma das figuras mais importantes da literatura russa do século XX. 

Os textos selecionados de Akhmátova, no geral, tratam de aspectos muito peculiares da cultura russa, sobre os quais não necessariamente estamos bem-informados. No entanto, é possível pescar uma ou outra informação interessante no meio dessa seleção, como a amizade da poeta com Modigliani. Já O Poema sem Herói, texto vago, aberto a múltiplas possibilidades, exigiria uma farta bibliografia anexada para ser de algum interesse ao leitor brasileiro. Sem esses textos de apoio, é um livro, no geral, quase enigmático - que, em vez de aproximar, repele. Não por culpa de Akhmátova, mas sim de uma edição fraca.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Armandinho 1, 2 e 3 (Alexandre Beck)

O personagem de cabelo azul já ganhou apelidos que o aproximam dos famosos Calvin e Mafalda. No entanto, o toque brasileiro é que faz a diferença e aproxima Armandinho de seus leitores. O garotinho, que não gosta muito da escola, mostra que a sabedoria vai muito além dos bancos da sala de aula. Desde questões políticas específicas - do Brasil ou de Santa Catarina - até piadas simples sobre assuntos cotidianos, a força das suas tirinhas reside também na versatilidade. O ponto de vista infantil nos serve de guia nesses quadrinhos, nos quais os adultos aparecem sempre retratados sob o viés da criança. Para comprovar esse fato, basta observar o traço: assim como na clássica animação dos Muppets, apenas as pernas dos personagens mais velhos são desenhadas. Se a semelhança com Mafalda está no aspecto irreverente (e nos cabelos que são marca registrada), com Calvin o parentesco vai além: em muitas das tirinhas, Armandinho aparece com seu bicho de estimação (um sapo que, inclusi...

Livre (Cheryl Strayed)

O que me interessou neste livro, com capa de autoajuda ("Uma história de superação") foi apenas seu tema: uma viagem no estilo mochileira que se tornou tão famosa a ponto de virar filme neste ano, com Reese Witherspoon no papel principal. Iniciei a leitura por curiosidade, mas pronta para largar o livro no primeiro capítulo, caso ele se mostrasse uma história mal construída. No entanto, best sellers podem sim esconder um conteúdo maravilhoso, com uma trama bem articulada e enredo cativante. Assim que iniciei a leitura de "Livre", me senti presa à história, que vai muito além da descrição da longa caminhada pela Pacific Crest Trail.  A autora, antes de nos apresentar sua jornada, explica os motivos que a levaram a caminhar por três meses sozinha ao longo de florestas, campos, neve, desertos. A análise madura que faz de sua própria vida, focando o vazio que causou a perda de sua mãe, é comovente. Suas dificuldades imensas ao longo da trilha (uma mochila que mal ...

O debate (Guel Arraes e Jorge Furtado)

Escrito no calor do momento, é um livro com prazo de validade; seu grande clímax é deixar o leitor na expectativa de saber quem ganhará as eleições de 2022 (Lula ou Bolsonaro). Com uma tentativa de reproduzir o conteúdo na forma, a peça teatral contempla o debate dos dois protagonistas: um casal de jornalistas recém-divorciado, ambos progressistas, que discutem com ardor sobre os rumos das transmissões eleitorais televisivas. Apesar de um ou outro argumento bem elaborado, o texto é a reprodução de falas já muito marcadas em todas as discussões de bar, acrescentando pouco ou nada de mais profundo ao panorama atual. De certa forma, ainda bem que o texto ficou datado: é preciso abrir caminhos a novos diálogos e enterrar de vez os fantasmas de um passado miliciano.