O que é uma escola inovadora? Sem prender-se a nomes ou a definições metodológicas, o documentário School Circles visita algumas escolas da Holanda que optam por um ensino menos formal e mais colaborativo. Assim, podemos visualizar experiências de escola que diferem muito da usual carteira-lousa e refletir sobre seus acertos e eventuais carências.
Entre as várias propostas interessantes oferecidas ao espectador, a que me chamou mais a atenção é a que se baseia na sociocracia. Por meio dela, as escolas se organizam não apenas levando em consideração a opinião da maioria (tal como funciona na democracia), mas sim a capacidade de adaptação e argumentação de todos. Novo para mim, o conceito me pareceu um ótimo modelo para repensarmos as falhas do nosso sistema democrático - que se refletem também na escola.
A última frase do filme - "É o nosso direito" - deixa em evidência o que registros como esse procuram causar: a perspectiva de que uma educação diferente e libertadora não é (e nem deve ser) uma opção limitada e elitista. Educação de qualidade é um direito, não pode ser a exceção.
Entre as várias propostas interessantes oferecidas ao espectador, a que me chamou mais a atenção é a que se baseia na sociocracia. Por meio dela, as escolas se organizam não apenas levando em consideração a opinião da maioria (tal como funciona na democracia), mas sim a capacidade de adaptação e argumentação de todos. Novo para mim, o conceito me pareceu um ótimo modelo para repensarmos as falhas do nosso sistema democrático - que se refletem também na escola.
A última frase do filme - "É o nosso direito" - deixa em evidência o que registros como esse procuram causar: a perspectiva de que uma educação diferente e libertadora não é (e nem deve ser) uma opção limitada e elitista. Educação de qualidade é um direito, não pode ser a exceção.
Comentários
Postar um comentário