"Um pedaço de madeira e aço" parte da mesma premissa de um de meus livros ilustrados/quadrinhos/novela gráfica favoritos: o excelente "Aqui", de Richard McGuire (que, por sua vez, inspirou o roteiro do estranhamente arrebatador filme "A Ghost Story").
Assim como Richard McGuire ambienta sua linha narrativa em um único ponto, contando a história do terreno de uma casa com o passar dos milênios, Chabouté também fixa seu olhar. No entanto, aqui temos uma perspectiva ligeiramente mais móvel, já que o artista francês acompanha não um lugar, mas um objeto ao longo do tempo: um banco de praça.
Sem diálogos, toda a trama depende da habilidade narrativa das ilustrações. E, nesse trabalho, Chabouté é muito bem-sucedido: capaz de criar ambiguidades e múltiplas leituras em uma sequência de quadrinhos, sua história a todo momento desafia o leitor a ser mais atento, a saber acompanhar as sutilezas do traço e as várias camadas da história. Ainda que rápido, é uma livro enriquecedor; digno de se ler em uma sentada em um banco de praça.
Comentários
Postar um comentário