Lançado em 2014, Windows on the world não poderia prever tempos pandêmicos, em que a paisagem vista pela janela resumiria muito dos nossos dias. No contexto em que estamos, o livro do arquiteto italiano expande sua proposta inicial: além de "O que você vê?" ao olhar pela janela, a pergunta nos direciona a um "Como nos vemos?".
A obra reúne 50 relatos diferentes de escritores pelo mundo ao descreverem sua mirada para o ambiente que os cerca, todos eles acompanhados de ilustrações de Pericoli. Um dos aspectos mais curiosos durante a leitura é adivinhar, apenas pela descrição, o país retratado. Assim, soube de antemão quais eram os textos de escritores brasileiros, apenas pela paisagem ofertada; afinal, de certo modo, compartilhamos as mesmas janelas para o mundo.
De todos os textos, o que mais me impressionou foi o de Karl Ove, autor que ainda preciso descobrir. Assim, o livro de Pericoli é também uma janela para a obra de diferentes autores, mostrando uma brecha de sua produção literária e nos convidando a espiar um pouco mais.
Comentários
Postar um comentário