Pular para o conteúdo principal

A grande aposta (filme de 2015)

Com uma linguagem que oscila entre didática e despojada, A grande aposta tem a virtude de revelar como o sistema capitalista, de que estamos tão seguros, não passa de um jogo. A crise de 2008, que levou milhares de pessoas a serem despejadas de suas casas e iniciou um efeito dominó mundial – derrubando, inclusive, nossa presidente – não só é explicada ao espectador, como se mostra a pequena parcela de investidores que soube fazer do caos uma oportunidade para lucrar ainda mais.

As vantagens da obra acabam aí. Talvez algumas outras qualidades pudessem ser elogiadas, como as interpretações, trilha sonora, diálogos... mas há aspectos ideológicos no filme que incomodam mais que sua pretensão em ser um bom retrato da economia mundial.

Só 7 anos me distanciam de seu lançamento; contudo, o machismo que lhe dá o tom é bastante retrógrado. As poucas mulheres que aparecem na produção são sensualizadas ou ridicularizadas; quando aparecem em uma posição de poder, até a maternidade é duramente criticada.

O outro ponto questionável da produção é um certo ar de bondade que é atribuído a alguns protagonistas investidores. O recado é quase este: "Eles se importam, mas como poderiam ajudar? Melhor apostar contra a economia mundial". É, em suma, um bom filme para entender como a economia funciona, mas não é uma obra de combate à máquina do mundo que nos rege.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Armandinho 1, 2 e 3 (Alexandre Beck)

O personagem de cabelo azul já ganhou apelidos que o aproximam dos famosos Calvin e Mafalda. No entanto, o toque brasileiro é que faz a diferença e aproxima Armandinho de seus leitores. O garotinho, que não gosta muito da escola, mostra que a sabedoria vai muito além dos bancos da sala de aula. Desde questões políticas específicas - do Brasil ou de Santa Catarina - até piadas simples sobre assuntos cotidianos, a força das suas tirinhas reside também na versatilidade. O ponto de vista infantil nos serve de guia nesses quadrinhos, nos quais os adultos aparecem sempre retratados sob o viés da criança. Para comprovar esse fato, basta observar o traço: assim como na clássica animação dos Muppets, apenas as pernas dos personagens mais velhos são desenhadas. Se a semelhança com Mafalda está no aspecto irreverente (e nos cabelos que são marca registrada), com Calvin o parentesco vai além: em muitas das tirinhas, Armandinho aparece com seu bicho de estimação (um sapo que, inclusi...

Desolación (Gabriela Mistral)

Livro de estreia da poetisa Gabriela Mistral (que viria a ser a primeira latina a ganhar o prêmio Nobel) "Desolación" anuncia a que vem pelo título: é uma obra desoladora. É tamanha a falta de perspectiva que, ao final, há um posfácio curto da autora em que ela diz: "Deus me perdoe este livro amargo - e aqueles que sentem que a vida é doce, que me perdoem também". Com muitos elementos autobiográficos (tão típicos do gênero), há o reflexo, nos poemas, das muitas turbulências que a poeta enfrentou em seus anos de juventude. Apaixonada por um homem comprometido, viu o fim abrupto deste relacionamento quando seu par suicidou-se. Católica com ardor, enfrenta dilemas constantes entre suas crenças religiosas e as muitas desgraças que a vida lhe impõe. Ademais, escritora com sangue indígena, é vítima de preconceito tanto por sua cor quanto por sua condição de mulher. A obra é dividida em quatro partes: vida, dolor, escuela e naturaleza. As duas primeiras refletem m...

Cartas a um jovem poeta (Rainer Maria Rilke)

Esse é um daqueles livros que de tão recomendados, citados, comentados, já parecem ter sido lidos antes mesmo da primeira virada de página. Tinha uma visão consolidada de que o tema desta obra eram os conselhos que um escritor pode passar a outro - e não imaginava que, antes de tudo, essas cartas são uma espécie de manual para a vida. Tão necessário, aliás. Rilke se ancora na literatura, mas passeia por caminhos diversos: a solidão, a escolha da mulher, as amizades, os valores morais de cada um... Como um mestre frente a seu discípulo, o escritor o guia pela mão através do mundo. Nem sempre os seus ensinamentos são indiscutíveis. Há material que sobra, existem conselhos deixados de fora. Mas, superando seus pequenos deslizes como filósofo, Rilke se apoia na força das palavras. Seu discurso é uma torrente que nos leva, com um vigor romântico contagiante. Trechos: Uma única coisa é necessária: a solidão. A grande solidão interior. Ir dentro de si e não encontrar ninguém durante h...