Pular para o conteúdo principal

O estranho caso de Benjamin Button (F. Scott Fitzgerald)

A brincadeira que diz que quanto mais acumulamos experiência menos tempo temos para aproveitá-la é levada até suas últimas consequências nessa novela de Scott Fitzgerald. Como previsto, o tema se aproxima mais de um conto fantástico do que de uma história realista, pois é bastante inverossímil o nascimento de um bebê maior que seus pais.




Talvez o que garanta certo sucesso à trama (incluindo um filme com o astro Brad Pitt) é a abordagem de temas universais: nascimento, vida, morte. Além disso, a novela consegue conectar os dois vazios que intrigam o ser humano: de onde viemos e para onde vamos?




Como diria o mestre russo Nabokov, nossa existência é um curto-circuito de luz entre duas eternidades de escuridão.



Trechos (adaptados para o filme):


Nós temos de perder as pessoas que amamos. De qual forma mais saberíamos o quão importante elas são para nós?"

"Você nunca sabe o que está reservado para você."

"Eu estava pensando em como nada dura, e como isso é uma pena."

"Ninguém é perfeito para sempre."

"Algumas pessoas nascem para sentarem na beira do rio... Algumas são atingidas por raios... Algumas tem ouvido para música... Algumas são artistas... Algumas nadam... Algumas entendem de botões... Algumas conhecem Shakespeare... Algumas são mães... e algumas pessoas... dançam..."

"Sua vida é definida pelas oportunidades ... mesmo aquelas que você perdeu."

"Você pode ficar irado como um cão raivoso da forma como as coisas aconteceram. Pode praguejar e amaldiçoar o destino, mas quando chega o fim, você tem que aceitar."

"Todos podem seguir caminhos diferentes, mas todos vão para o mesmo lugar."

"Ela me ensinou a tocar piano, e me ensinou o significado de perder alguém"

"Para o que vale a pena, nada é muito tarde, ou no meu caso muito cedo – para ser quem você quer ser. Não há tempo limite; você para quando quiser. Você pode mudar, ou ficar igual – não há regras para isso. Nós podemos tirar o melhor ou o pior disso. Eu espero que você tire o melhor. Eu espero que você veja coisas que te deixem sobressaltada. Espero que você sinta coisas que nunca sentiu antes. Eu espero que você conheça pessoas com um ponto de vista diferente do seu. Eu espero que você viva uma vida que se orgulhe. Se você achar que isso não está acontecendo, eu espero que você tenha a força para começar tudo de novo."

"É relaxante, confortável, saber que quem amamos estão dormindo nas suas camas, onde nada as pode magoar."

"Queria ter podido lhe dar boa-noite. Queria ter podido te levar ao primeiro dia de aula. Queria estar presente para poder lhe ensinar piano. Queria ter podido dizer para não ir atrás do garoto. Ter podido abraçar você numa hora de dor. Queria tere podido ser seu pai. Nada que eu fizer vai poder substituir isso."

"Sou cego de um olho, não ouço muito bem.. tenho espasmos musculares e tremores continuos, as vezes perco a linha do pensamento... Mas sabe de uma coisa? Deus tem me lembrando sempre da sorte que tenho por estar vivo"

"Esta é minha ultima vontade em testamento. Não tenho muito pra deixar, algumas posses e pouco dinheiro. Vou deixar esse mundo da mesma maneira que cheguei, só e sem nada. Tudo que tenho é minha história e estou escrevendo enquanto me lembro. O meu nome é Benjamin, Benjamin Button."

"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente."

"E em uma tarde, eu conheci a pessoa que mudou a minha vida para sempre."

"Eu só quero me lembrar de como somos agora."

"Não me lembro do nome dela... Acho que era... Ou... A verdade é que as pessoas que mais marcam nossas vidas, são as que esquecemos os nomes."








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1984 (George Orwell)

Vulgarizado após a criação dos reality shows , o livro de George Orwell se tornou um daqueles clássicos que todos comentam e que ninguém leu. Qualquer um quer falar com propriedade do Grande Irmão, da sociedade vigiada, mas todos esses clichês não chegam perto do clima opressor que o autor impõe à sua narrativa. 1984 é uma obra provocativa e premonitória. Ainda que as ditaduras não tenham obtido o poder previsto pelo escritor (pois se travestiram de democracia), os cenários descritos são um retrato mordaz dos nossos tempos modernos. Um exemplo: para entreter a grande massa (os "proles"), o governo do Grande Irmão tem em seu poder máquinas que criam letras de músicas de amor aleatoriamente. Essas canções, desprovidas de essência humana, são entoadas pelo povo e logo se tornam o ritmo do momento. E assim se revela mais um dos inúmeros meios de controlar uma população que não pensa, não critica e não questiona. Quando foi escrito, 1984 era uma obra futurística. Lido h

Cenas de Abril (Ana Cristina Cesar)

O livro de estreia de Ana Cristina Cesar é inovador desde a capa, em que aparece a figura ambígua de um útero. Fragmentada e polissêmica é também a poética, em que pululam versos telegráficos, por vezes de compreensão dificílima para o leitor. Não se trata de uma tentativa de hermetismo, pelo contrário; o que causa estranhamento nos poemas é sua simplicidade cortante, com associações inusitadas e bastante diretas. Além disso, os assuntos não se mantêm ao longo dos textos; Ana Cristina salta com naturalidade entre temas complexos e diversos. Apesar de curto, é uma livro de estreia potente, com muitas possibilidades de interpretação - antecipando a grande e breve obra deixada pela autora.

As três Marias (Rachel de Queiroz)

Protagonistas femininas para um romance escrito por uma mulher - uma mudança de perspectiva tão necessária em meio a esses nossos cânones machistas. Rachel de Queiroz é escritora de mão cheia, e não se deixa vender ao estereótipo de moça que escreve para relatar seus conflitos pessoais. Sua obra é social, intensa, mas sem diminuir o interesse psicológico de seus personagens. Trechos: "A gente pensa que a infância ignora os dramas da vida. E esquece que esses dramas não escolhem oportunidade nem observam discrição, exibem-se, nus e pavorosos, aos olhos dos adultos e aos dos infantes, indiferentemente." "-Conheça o teu lugar, minha filha.. (Isto é: 'Pense em quem é você, na mãe que lhe teve, mulher sem dono e sem lei, que lhe largou à toa, criada por caridade. A vida se mostra, à sua frente, bela, sedutora, iluminada. Mas, para você, é apenas uma vitrina: não estenda a mão, que bate no vidro; e não despedace o vidro; você sairá sangrando... Contente-se