Pular para o conteúdo principal

Children in the Holocaust and World War II (Laurel Holliday )

Com reedições frequentes, tradução em mais de 30 línguas, filmes, séries e diversas outras publicações inspiradas nela, a obra de Anne Frank parece ser representativa de uma das figuras mais expressivas do Holocausto judeu durante a Segunda Grande Guerra. Sua dor e morte nos campos de extermínio não deve, de fato, ser banalizada; no entanto, não seria o caso de nos perguntarmos por que, dentre tantos relatos traumáticos de crianças vítimas do conflito, apenas o seu sobreviveu ao tempo?

Como aponta brilhantemente Laurel Holliday na introdução de seu livro - uma coletânea de diários de jovens e crianças escritos no período - Anne Frank não teve a oportunidade de relatar em seus escritos a parte mais cruel da perseguição aos judeus - "she did not experience life in the streets, the ghettos, the concentration camps, as it was lived by millions of children throughout Europe".

Os relatos apresentados por Holliday foram escritos por 23 crianças e jovens, entre 10 e 18 anos, de diferentes nacionalidades. Todos eles têm em comum o fato de serem testemunhas históricas - e muitas vezes, de sentir na própria pele - os terrores mais intensos da guerra. São adolescentes e meninos que passam fome extrema, apanham, assistem impotentes ao assassinato de parentes queridos - e, por fim, são quase invariavelmente exterminados. 



Anne Frank não teve tempo ou meios de relatar o pesadelo de Auschwitz - e ainda que sua história deva ser lembrada, o fato de sua relevância apagar a dos demais diários escritos na mesma época não revela um pouco de nossa inconsistência histórica? Por que, dentre tantos relatos - o da criança que viu a irmãzinha ser assassinada, o do menino que teve de abandonar a avó para se salvar, o da garota que era obrigada a recolher os dentes de ouro dos mortos nas câmaras de gás - escolhemos o de escrita mais suave como símbolo da época? 

É um livro de revirar o estômago. Há um ou outro relato de jovens que tentam seguir a vida apesar da guerra, mas, no geral, são histórias devastadoras. O questionamento feito por esses garotos, há mais de 70 anos, continuam sem resposta: por que Deus permitiu o Holocausto? O que uma criancinha de 7 anos fez para merecer a morte? Por que os idosos eram eliminados, se tão pouco poder tinham contra o sistema? Por que a religião é mais forte que a empatia?

Uma pena que não haja tradução e nem a correta divulgação desses diários - mas acredito que seja intencional. Afinal, em tempos tão sombrios como os que vivemos, essas memórias serão rapidamente apagadas, para que o ódio político possa renascer.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas de Abril (Ana Cristina Cesar)

O livro de estreia de Ana Cristina Cesar é inovador desde a capa, em que aparece a figura ambígua de um útero. Fragmentada e polissêmica é também a poética, em que pululam versos telegráficos, por vezes de compreensão dificílima para o leitor. Não se trata de uma tentativa de hermetismo, pelo contrário; o que causa estranhamento nos poemas é sua simplicidade cortante, com associações inusitadas e bastante diretas. Além disso, os assuntos não se mantêm ao longo dos textos; Ana Cristina salta com naturalidade entre temas complexos e diversos. Apesar de curto, é uma livro de estreia potente, com muitas possibilidades de interpretação - antecipando a grande e breve obra deixada pela autora.

1984 (George Orwell)

Vulgarizado após a criação dos reality shows , o livro de George Orwell se tornou um daqueles clássicos que todos comentam e que ninguém leu. Qualquer um quer falar com propriedade do Grande Irmão, da sociedade vigiada, mas todos esses clichês não chegam perto do clima opressor que o autor impõe à sua narrativa. 1984 é uma obra provocativa e premonitória. Ainda que as ditaduras não tenham obtido o poder previsto pelo escritor (pois se travestiram de democracia), os cenários descritos são um retrato mordaz dos nossos tempos modernos. Um exemplo: para entreter a grande massa (os "proles"), o governo do Grande Irmão tem em seu poder máquinas que criam letras de músicas de amor aleatoriamente. Essas canções, desprovidas de essência humana, são entoadas pelo povo e logo se tornam o ritmo do momento. E assim se revela mais um dos inúmeros meios de controlar uma população que não pensa, não critica e não questiona. Quando foi escrito, 1984 era uma obra futurística. Lido h

As três Marias (Rachel de Queiroz)

Protagonistas femininas para um romance escrito por uma mulher - uma mudança de perspectiva tão necessária em meio a esses nossos cânones machistas. Rachel de Queiroz é escritora de mão cheia, e não se deixa vender ao estereótipo de moça que escreve para relatar seus conflitos pessoais. Sua obra é social, intensa, mas sem diminuir o interesse psicológico de seus personagens. Trechos: "A gente pensa que a infância ignora os dramas da vida. E esquece que esses dramas não escolhem oportunidade nem observam discrição, exibem-se, nus e pavorosos, aos olhos dos adultos e aos dos infantes, indiferentemente." "-Conheça o teu lugar, minha filha.. (Isto é: 'Pense em quem é você, na mãe que lhe teve, mulher sem dono e sem lei, que lhe largou à toa, criada por caridade. A vida se mostra, à sua frente, bela, sedutora, iluminada. Mas, para você, é apenas uma vitrina: não estenda a mão, que bate no vidro; e não despedace o vidro; você sairá sangrando... Contente-se